22/05/21 às 12h04 - Atualizado em 8/06/22 às 11h39

ARNIQUEIRA COMEMORA A IMPLANTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS

Os moradores da Região Administrativa de Arniqueira (Setor Habitacional Arniqueira, Areal de QS 06 a 11 e ADE) comemoram o anúncio da implantação de equipamentos públicos importantes para melhorar a qualidade de vida da população. Durante a cerimônia de lançamento do Edital de Venda Direta da URB 005, nesta quinta-feira (20), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, acompanhado da administradora regional, Telma Rufino, anunciou a construção de Unidade Básica de Saúde, Escola, Feira Popular, Restaurante Comunitário e sede da Administração Regional.

“Pela primeira vez na história do DF vamos entregar os equipamentos públicos junto com o processo de regularização fundiária, vamos devolver o investimento da população. O governo tem trabalhado de forma integrada para acelerar as entregas que a população tanto espera”, ressaltou o chefe do Executivo local.

A Administradora Regional comemora o sucesso da articulação junto aos demais órgãos do GDF, “é um marco na história de todos nós moradores da região, levamos as demandas ao governador e seus secretários, as ideias foram acatadas, e a necessidade dos moradores será atendida. Em breve teremos uma cidade completa, com equipamentos públicos de qualidade e sem precisar que os moradores se desloquem para outras regiões administrativas em busca de atendimento na área de saúde ou educação, por exemplo”, afirma Telma Rufino.

A Unidade Básica de Saúde será de porte III e contará com Academia da Saúde Polo Intermediário, com capacidade para atender cerca de 30 mil moradores, ou seja, aproximadamente 65% da população local. O investimento previsto é de R$ 11.178.653,31.

Conforme pesquisa da CODEPLAN, atualmente, 80% dos jovens entre 6 e 17 anos da região estudam em Taguatinga, Águas Claras e em escolas do Plano Piloto, agora essa realidade irá mudar. A Escola Classe projetada terá dois pavimentos e capacidade de atender cerca de 1.400 alunos.

Uma das notícias mais comemoradas foi a utilização de uma parte da área do Albergue do Areal (Qs 09) para a instalação de um Restaurante Comunitário. A reforma do espaço já foi autorizada e começará em breve. As refeições serão fornecidas a R$ 1,00. O governo está empenhado em garantir a segurança alimentar e nutricional da população da região, que conta com áreas de vulnerabilidade social.

A construção da sede da Administração Regional de Arniqueira também está prevista dentro do pacote. Atualmente, a administração atende à população em uma tenda improvisada, com um anexo e patrimônios cedidos por outros órgãos.

Outro equipamento público anunciado foi a Feira Popular de Arniqueira que está sendo projetada em dois blocos, box padronizados, contando com praça de alimentação, área reservada para eventos, espaços para bicicletário, entre outros.

As obras serão licitadas até o final do primeiro semestre, resultado de um trabalho integrado da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), Secretaria de Estado de Economia, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria de Estado de Governo,  tendo a Administração Regional de Arniqueira, como interveniente em todos os projetos.

Arniqueira, em breve, terá educação, saúde e alimentação de qualidade!