Após as mudanças das políticas de segurança pública no Distrito Federal ao longo de mais de uma década, a utilização dos Postos Comunitários de Segurança – PCS, deixaram de ser parte das estratégias de policiamento, sendo o motorizado considerado mais rápido e eficiente. Conforme relatórios disponibilizados no último ano, a Polícia Militar do Distrito Federal vem atuando com um efetivo atual de aproximadamente 50% a menos do que o previsto em lei para atender a toda à população do DF.
Os PCS eram estruturados em alvenaria ou contêiner, podendo ser compactos ou médios, tendo espaço suficiente para abrigar uma pequena equipe de policiais e mobiliários para prestar atendimento à sociedade de maneira mais aproximada.
Com o intuito de reduzir os impactos ambientais em decorrência do descarte das sucatas originadas dos containers e entulhos, e diante da impossibilidade de uma futura reativação do posto, a Polícia Militar do Distrito Federal optou por ofertar a outros órgãos do GDF os postos em processo de desativação. A iniciativa despertou o interesse de muitas Administrações Regionais, das Secretarias de Saúde e de Educação para a implementação de projetos dos mais variados perfis.
A Administração de Arniqueira, por meio de sua Administradora Telma Rufino, manifestou interesse na reutilização dos PCSs desativados na cidade, uma vez que a reutilização possibilita maior alcance e assistência às famílias, como postos avançados da Administração Regional ou campanhas de vacinação, dentre outras.
“Quando é definido o fechamento de um Posto Comunitário de Segurança, a regra é que o equipamento seja removido ao depósito, ou quando isso não ocorre acaba tornando-se um ponto de usuários de drogas, vetores de doenças e até mesmo alvo de depredação. Já com essa medida de reutilização a Administração Regional de Arniqueira esta mais presente na comunidade e torna a comunicação, as ações e medidas mais humanizadas e efetivas no local estabelecido, uma vez que a distância entre a sede da Administração de Arniqueira que fica no SHA e os posto desativados são distantes e consideravelmente inacessíveis para muitos moradores que não possuem veículo”, afirma a Administradora Telma Rufino.
Segundo o Tenente-Coronel Sérgio Carrera, comandante do 17º Batalhão da PMDF, novas estratégias e programas em parceria com a sociedade civil e a Administração Regional serão desenvolvidos na região. Com base na filosofia do policiamento comunitário, a aproximação entre a polícia e o cidadão será intensificado, com a integração e atendimento de maneira mais acessível na Região Administrativa de Arniqueira, como por exemplo:
– Rondas ostensivas em viaturas e a cavalo
– Reforço de policiamento de unidades especializadas, como BOPE, BPChoque, ROTAM, BPCães e Batalhão de Aviação.
– Intensificação do Programa de Combate à Violência Doméstica e Familiar (PROVID).
– Implementação dos Programas “Rede de Comércio Protegido” e a “Rede de Vizinho Protegido”, com a criação de grupos de registro de ocorrências em tempo real, para vizinhos e comerciantes locais.
– Palestras de segurança condominial.
– Aulas de defesa pessoal.
– Proposta de implementação do Projeto Viva Flor/Botão do pânico para ocorrências domésticas e contra a mulher.
O GDF não para!
Administração Regional da Arniqueira
Setor Habitacional Arniqueira - Conjunto 04 Área Especial 01.
BRASÍLIA - DF