28 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/08/23 às 16h32 - Atualizado em 9/08/23 às 18h02

DOE SANGUE EM ARNIQUEIRA

COMPARTILHAR

Ônibus do Hemocentro estará em Arniqueira na próxima quinta-feira (10), das 9h às 16h 

A Unidade Móvel de Coleta de Sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) estará em Arniqueira na próxima quinta-feira (10), com o ônibus adaptado e equipado para receber os voluntários interessados em fazer sua doação.

O veículo ficará na sede da administração regional das 9h às 16h, com serviço disponibilizado para atender os doadores de sangue da RA XXXIII. Os doadores de sangue poderão realizar o agendamento para a Unidade Móvel pelo site Agenda DF. Ao fazer login na plataforma, o interessado deve selecionar a opção "Unidade Móvel" e escolher o melhor horário para a doação.

De acordo com o Presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto, a Unidade Móvel possibilita que os voluntários façam a doação de sangue nas suas próprias regiões administrativas, sem a necessidade de deslocamento até o Plano Piloto. O ônibus facilita inclusive o acesso à doação de pessoas que moram em cidades do entorno do DF, quando o serviço for ofertado em RA’s próximas a Goiás e Minas Gerais.

"Quando a gente fala que o SUS precisa oferecer acesso aos pacientes, isso também vale para o doador de sangue. A gente tem de dar acesso para que ele possa efetuar suas doações e para que aquele sangue seja usado nos pacientes que estão internados, nos que são atendidos no pronto-socorro necessitando de transfusão e naqueles que têm doenças do sangue, como talassemia e anemia falciforme", reforça Okumoto.

Hoje, o estoque dos tipos sanguíneos O+, O-, A- e B-, estão em níveis baixos, os demais tipos encontram-se em situação regular ou adequada. O Hemocentro é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do DF, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.

A Unidade Móvel possui capacidade de atendimento para até 100 coletas de sangue por dia. Com uma tecnologia inovadora, o ônibus do Hemocentro de Brasília pode armazenar em temperatura adequada as bolsas de sangue coletadas no dia, para processamento de até quatro diferentes hemocomponentes, assim como ocorre nas doações realizadas na sede da Fundação. Lembramos que uma doação pode salvar até quatro vidas.


Quem pode doar sangue e como?

O agendamento da doação de sangue é obrigatório e deve ser feito pelo site Agenda DF – Serviço de Agendamentos do Distrito Federal. A Unidade Móvel do Hemocentro estará em Arniqueira nesta quinta-feira (10).

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente deve consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue. É essencial estar bem hidratado antes da doação de sangue, principalmente em meses de umidade do ar baixa, como Agosto. Uma doação de sangue corresponde a cerca de 450ml de líquido que saem do seu organismo, portanto, estar bem hidratado é fundamental. A desidratação é um dos fatores que pode causar inaptidão temporária em alguns candidatos à doação.  

Data, local e horário?Dia 10 AGOSTO, das 09h às 16h – Sede da Administração Regional

Mapa do site Dúvidas frequentes