13 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
25/09/23 às 20h47 - Atualizado em 27/09/23 às 15h44

Aniversário de Arniqueira

COMPARTILHAR

     No próximo dia 1º de outubro, a Administração Regional de Arniqueira comemora o seu quarto aniversário como região administrativa, marcando um período de crescimento e desenvolvimento com muitas obras, realizações e projetos.

     Para celebrar essa importante data, a administração regional planejou uma série de eventos ao longo do mês, com o objetivo de envolver toda a comunidade local nessa comemoração significativa. 

Letreiro entreda principal de Arniqueira Foto – Ascom (Bertolucci)

     Criada pela Lei Distrital n° 594/2019 e sancionada pelo governador Ibaneis Rocha em 1º de outubro do mesmo ano, a poligonal da 33ª Região Administrativa do Distrito Federal engloba o antigo Areal (exceto as quadras das QS 01, 03 e 05 que ainda permanecem na região de Taguatinga), a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) e o próprio bairro de Arniqueira. Com uma área de 1,3 mil hectares, essa jovem RA conta com mais de 45 mil habitantes, de acordo com o último levantamento da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), realizado em 2022.

     Segundo a administradora da cidade, Telma Rufino, comemorar o aniversário de Arniqueira é a maneira que cada morador tem de demonstrar seu sentimento de amor e agradecer ao governador por ela ter se tornado uma Região Administrativa. "Ainda vivemos um momento de euforia por conquistarmos o status de região administrativa. Foi uma luta muito grande e difícil. Mas cada morador do Areal, da ADE e de Arniqueira tem um profundo reconhecimento por essa conquista", afirma Telma.

Conquistas importantes 

     Dentre as conquistas mais importantes da região administrativa de Arniqueira está a regularização fundiária, em processo de execução pela Agência de Desenvolvimento (Terracap). Um edital lançado em 2020 autorizou a venda de centenas de lotes nas Urb´s 01 e 05, onde o ocupante pode dar prosseguimento ao processo de aquisição direta do imóvel. De acordo com as regras definidas para a regularização, o mesmo imóvel pode ser incluído em até três editais, com diferentes condições de compras.

     A regularização fundiária, conforme a administradora de Arniqueira, reafirma o compromisso do Governo do Distrito Federal em estruturar uma cidade regularizada, dotada de bons equipamentos públicos e uma rede de infra-estrutura necessária, garantindo segurança jurídica e qualidade de vida para uma população que lutou para conquistar sua moradia.

    Neste cenário de grandes projetos em execuçãotambém está a inauguração do restaurante comunitário de Arniqueira, prevista para o dia 21 de outubro, com a presença do governador Ibaneis Rocha. O 14º restaurante social do DF servirá 3,6 refeições diárias, atendendo os moradores de toda a RA33.

    Na pauta de inaugurações durante o 4º aniversário da cidade também está a via de ligação entre a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) e a DF079, obra realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), uma antiga reivindicação dos mais de 25 mil moradores da ADE.

   Entre os grandes projetos com previsão para ser licitado ou executado em 2023 estão: 

– construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), com processo de licitação previsto para acontecer até dezembro de  2023;

– licitação da Feira Permanente;

– construção da sede da Administração Regional e do Terminal Rodoviário;

– recapeamento da Avenida Principal de Arniqueira;

– construção da Escola Classe de Ensino Médio e do sistema viário denominado Binário (na Vereda da Cruz);

– conclusão da galeria de esgoto nas Urb's 01 e 05.

Confira abaixo a prévia da programação festiva do 4° aniversário de Arniqueira.

01 de outubro – Solenidade de Abertura, Desfile Cívico com escolas públicas e particulares da região, banda de música e viaturas do Corpo de Bombeiros Militar, Corte de bolo simbólico (Avenida Brasília QS11, altura do posto avançado da Administração Regional. O desfile irá contornar a Avenida Brasília num percurso de 680mts) horário 8h às 10h;

07 de outubro – Ação Social, 4ª Corrida e caminhada (adulto e infantil); Na Triha SHA; Stand de atendimentos de saúde 9h ás 13h; Corte de cabelo unisex (9h ás 13h); Design de sobrancelhadas (9h ás 13h) ; Atividades recreativas infantis (9h ás 13h); Exposiçãode Artesanatodas (9h ás 17h) Escola Vivencial de Trânsito – Transitolândiadas (9h ás 13h); Dinâmicas educativas, contação de história e participação da mascote Gotita (9h ás 17h); Exposição do museu de ciências naturais, apresentação teatral e palestra (9h ás 17h);  Apresentação de capoeira, (14h30 h ás 15h); Aulão de dança com vários ritmos (15h ás 15h40); Grupo feminino juvenil de dança contemporânea (15h ás 16h20h); Apresentação musicaldas (16h20 ás 17h) – Todos estes eventos acontecerão no Parque Ecológico do Areal.

21 de outubro – Exposição de carros antigos e Feira de Artesanato Local: Sede da Administração de Arniqueira (10h);

28 de outubro – Passeio Ciclístico Vem pro 10 km de Arniqueira – local Quadra Poliesportiva SHA conjunto 04 (8h);

*programação sujeita a alteração sem prévio aviso.

Acompanhe toda a programação festiva do Aniversário de Arniqueira no site oficial da Administração Regional – www.arniqueira.df.gov.br e nas redes sociais. Instagram @admarniqueira  – Facebook: RAdeArniqueira

Mapa do site Dúvidas frequentes