13 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/11/23 às 18h07 - Atualizado em 8/12/23 às 15h58

Arniqueira terá o seu primeiro Centro Educacional

COMPARTILHAR

                   Na ocasião da inauguração do restaurante comunitário de Arniqueira, ocorrida em 07 de novembro, o governador Ibaneis Rocha assinou a ordem de serviço para a construção da primeira escola de ensino fundamental e médio da cidade. O Centro Educacional (CED) terá capacidade para atender cerca de 1 mil crianças e adolescentes. A nova escola será suficiente para suprir a demanda de alunos da região, que atualmente se deslocam para outras cidades para estudar.

Governador exibe ordem de serviço assinada, ao lado da primeira-dama  
Mayara Noronha e da Administradora Regional, Telma Rufino (foto:AB)

                Arniqueira conta com um Centro de Ensino Fundamental (CEF), e o CED vem para reforçar as opções de ensino. "Assinamos essa ordem de serviço para a construção dessa escola. Temos certeza que o caminho é esse, levando qualidade de vida para a população", destacou o chefe do Executivo durante o evento.

                    Além do 'presente' antecipado de final de ano, como destacou a administradora da RA33, Telma Rufino, Ibaneis frisou o empenho para realizar ainda em 2023 as licitações para a construção da Unidade Básica de Saúde, a Feira Permanente de Arniqueira e a Sede da Administração Regional.

"Assinamos essa ordem de serviço para a construção dessa escola.
Temos certeza que o caminho é esse, levando qualidade de vida para a população”.
Governador Ibaneis Rocha
 
Imagem 3D: Centro Educacional de Arniqueira – Secretaria de Educação

                Entre a mistura de euforia e gratidão pela inauguração do restaurante comunitário, a Administradora Regional de Arniqueira, Telma Rufino, agradeceu de forma entusiasta os investimentos públicos na Região Administrativa que ela própria conduziu a criação, juntamente com o chefe do executivo local. "Como tive certeza que o governador iria construir o restaurante comunitário de Arniqueira, tenho a total convicção que, além deste Centro Educacional, outras obras serão inauguradas na cidade, muito em breve. Nós, moradores de Arniqueira, Areal e Área de Desenvolvimento Econômico, só temos que agradecer ao governador", ressaltou Telma.

                 O Centro Educacional será construído em uma área de 5,3 mil m², próximo à Escola Classe Arniqueira, no Setor Habitacional Arniqueira (SHA), Conjunto 4, Área Especial 6. "Será uma escola moderna, com todos os espaços adequados, uma obra amplamente discutida, um projeto extremamente cuidadoso, onde cuidou de todos os pontos especiais dentro da escola. Acredito que será a melhor escola da Regional de Ensino de Taguatinga", afirmou o secretário-executivo de Educação, Isaías Aparecido da Silva.

Imagem 3D – CED de Arniqueira – Projeto Secretaria de Educação

CED Arniqueira

              A nova escola conta com recursos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e vai atender 657 alunos por turno, chegando ao total de mais de 1,3 mil estudantes. As séries vão do ensino fundamental – anos finais (5º ao 9º ano) – ao ensino médio (1º ao 3º ano). A estrutura terá salas de arte, multimídia e multiúso, coordenação pedagógica, pátio coberto, refeitório, cozinha industrial, entre outros ambientes.


Imagem 3 D – Centro Educacional de Arniqueira – Secretaria de Educação

               Atualmente, os alunos de Arniqueira são atendidos pela Regional de Taguatinga, e agora vão poder estudar na própria cidade ao invés de se deslocar para Taguatinga e Núcleo Bandeirante, por exemplo. Será essencial também para ampliar a oferta na rede pública de ensino. Segundo o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), 45,2% dos moradores entre 4 e 24 anos estudam na rede pública, 25% na rede particular, e 27,8% já frequentaram a escola, mas não estudam mais. Os dados são da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2021.

Ascom Arniqueira/Agência Brasília
Mapa do site Dúvidas frequentes