24 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
9/04/24 às 18h32 - Atualizado em 11/04/24 às 6h41

Cruz Vermelha se une ao GDF na luta contra a Dengue

COMPARTILHAR

       A Cruz Vermelha DF é mais uma aliada do Governo do Distrito Federal na batalha contra a dengue. A entidade humanitária soma-se aos esforços conjuntos dos militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea (FAB) no combate ao mosquito Aedes aegypti. Dezenas de voluntários da entidade internacional se juntarão ao Grupamento dos Fuzileiros Navais para a segunda Operação de Combate à Dengue, que ocorrerá na próxima sexta-feira,12/04, na Região Administrativa de Arniqueira, das 8h às 17h.

         

 Marinha do Brasil /Fuzileiros Navais voltam em Arniqueira, a pedido da Administradora Telma Rufino, ao centro

Foto: Ascom/Bertolucci

            A ação, conduzida pela Secretaria de Saúde, será coordenada pela Administração Regional, sob o comando da administradora regional Telma Rufino. Desta vez, a operação irá se concentrar no Setor Habitacional de Arniqueira (SHA), onde se encontram a maioria dos condomínios horizontais da RA33, abrigando cerca de 30 mil habitantes e 7 mil domicílios.

       

         Estima-se que a segunda operação mobilize mais de 200 participantes de 12 órgãos do GDF, incluindo mais de 100 militares da Marinha do Brasil, dezenas de voluntários da Cruz Vermelha, agentes da vigilância ambiental, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e servidores do GDF. O Centro de Operações será instalado novamente dentro do Parque Ecológico do Areal, onde todo o plano de ação será elaborado e executado.

         Na véspera da operação (quinta-feira, 11), a Vigilância Ambiental promoverá um treinamento na sede do Grupamento dos Fuzileiros Navais para os militares envolvidos. O objetivo do treinamento é abordar o tema "dengue" e instruir os militares sobre os procedimentos a serem adotados durante as visitas domiciliares e na interação com os moradores, incluindo o preenchimento do formulário de controle da Vigilância Ambiental.

         

Ação vai contar com Fuzileiros, Bombeiros, Agentes da Vigilância Ambiental e Cruz Vermelha

Foto: Ascom/Bertolucci

          Segundo Telma Rufino, esta ação é crucial para dar continuidade ao trabalho iniciado na primeira operação. "Em março fizemos mais de dois mil domicílios no Areal; agora, a ação será nos condomínios horizontais, onde há um grande número de casos confirmados de dengue", destaca.

      Assim como na primeira ação, os militares atuarão em duplas, acompanhados por um agente da Vigilância Ambiental, um servidor da Administração Regional e um militar do Corpo de Bombeiros.

         A segunda operação de combate à dengue em Arniqueira visa enfrentar o alarmante aumento nos casos de dengue na região. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, os casos de dengue na região administrativa de Arniqueira aumentaram 1.502% em relação a 2023, passando de 38 casos no ano anterior para 609 casos confirmados nos primeiros quatro meses de 2024. As equipes inspecionarão os domicílios em busca de possíveis focos do mosquito, além de orientar sobre como prevenir o surgimento do Aedes aegypti.

Primeira Operação

        A primeira operação ocorreu em 13 de março, com a participação de militares da Marinha, Corpo de Bombeiros, Vigilância Ambiental, DF Legal, SLU, Polícia Militar (17º BPM) e servidores da Administração Regional. Cerca de 150 pessoas estiveram envolvidas na ação. Durante a operação, mais de 2 mil domicílios no bairro do Areal (QS 06, 08, 10 e 11) e algumas avenidas principais foram vistoriados pelos militares e agentes ambientais. Segundo a Vigilância Ambiental, mais de dois mil depósitos de água parada foram encontrados durante as visitas, com 200 deles contendo possíveis larvas do mosquito Aedes aegypti. Durante a operação, também foram limpos dois lotes de acumuladores com toneladas de lixo e inservíveis, totalizando mais de 450 toneladas de resíduos recolhidos em toda a Operação.

Serviço:

  • Nome: 2ª Operação de Combate à Dengue
  • Data: a) Treinamento dos Militares – 11 de abril, das 9h às 12h; Local: Grupamento de Fuzileiros Navais – Setor de Clubes Norte; b) Evento – Dia 12 de abril, das 8h às 17h; Concentração: Parque Ecológico do Areal;
  • Local: RA33 – Bairro Setor Habitacional de Arniqueira (SHA) condomínios horizontais;
  • População no bairro SHA: Cerca de 20 mil moradores;
  • Número de Domicílios no bairro SHA: Cerca de 7 mil;
  • Realização: Administração Regional de Arniqueira; Secretaria de Estado de Saúde; Governo do Distrito Federal;
  • Envolvidos: Administração Regional de Arniqueira; Secretaria de Saúde; Vigilância Ambiental; Secretaria de Estado de Governo; Vice-Governadoria; Marinha do Brasil (7º Distrito Naval – Grupamento de Fuzileiros Navais); Voluntários da Cruz Vermelha do Brasil (Filial DF); DF Legal; Polícia Militar do Distrito Federal (17º BPM); Corpo de Bombeiros Militar do DF; Serviço de Limpeza Urbana (SLU); Novacap; Defesa Civil, entre outros órgãos do GDF.
  • Coordenação: Telma Rufino – Administradora Regional de Arniqueira.
Mapa do site Dúvidas frequentes