Notícia Aberta
Arniqueira realiza evento em comemoração ao mês da Mulher
COMPARTILHAR
Iniciativa em comemoração ao mês da mulher ofereceu várias atrações à população, incluindo atenção à saúde
João Carlos Bertolucci
Centenas de moradores prestigiaram o Evento Mulher (Foto: Ascom/JCBertolucci)
No último sábado (29), Arniqueira foi palco do Evento Mulher, uma iniciativa promovida pela Administração Regional em celebração ao Dia Internacional da Mulher, oficialmente comemorado em 8 de março. A ação reuniu mais de 800 participantes e ofereceu uma série de atividades voltadas especialmente para o público feminino, abrangendo estética, saúde, cidadania, recreação e uma varia Feira de Artesanato.
A administradora regional, Telma Rufino, auxiliou na organização da mesa farta de café da manhã. (Foto: Ascom/JC Bertolucci)
A administradora regional Telma Rufino destacou a importância de ações como esta para aproximar a Administração Regional da população e oferecer serviços essenciais à comunidade para toda a comunidade. “Nosso objetivo é promover cidadania e cuidar da população, principalmente das mulheres de Arniqueira e região”, afirmou Telma.
Na área de estética, as mulheres tiveram acesso a corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas. Já os serviços de saúde incluíram testes rápidos, exames de vista, vacinação contra a gripe (Influenza) para adultos e crianças, além de atendimento médico preventivo com aferição de pressão arterial, medição de glicemia e orientações de saúde.
A ação contou com a parceria do Centro Universitário Icesp, que mobilizou mais de 40 profissionais, entre médicos e estudantes de medicina do 3o semestre, além de profissionais da Unidade Básica de Saúde de Águas Claras (UBS 1), localizada na QS 05 do Areal. Ao todo, cerca de 200 pessoas foram atendidas, recebendo cuidados primários e, quando necessário, sendo encaminhadas à Clínica da Família de Arniqueira (RA 33).
O Dr. Alexandre Marques De Leon, médico da UBS 1 e responsável pelo núcleo de atendimento médico preventivo no evento, destacou que o foco foi a atenção primária à saúde, visando detectar precocemente doenças e orientar os pacientes. De Leon, especialista em medicina de família e comunidade, além de pós-graduado em nutrologia e medicina integrativa e professor de medicina na Faculdade Icesp, ressaltou a importância da iniciativa para a promoção de saúde e prevenção de doenças. “A atenção primária facilita o acesso, orienta os pacientes e, principalmente, acompanha os casos na Clínica da Família”, afirmou o médico.
Outro serviço relevante foi realizado pela equipe de fisioterapeutas da Universidade Católica de Brasília (UCB), especializada em biomecânica e podoposturologia. Utilizando equipamentos de baropodometria, que analisam a distribuição de carga nos pés durante a caminhada ou corrida, os profissionais avaliaram a pisada dos participantes e forneceram orientações personalizadas. Também foram realizadas massagens relaxantes e pontuais.
Em parceria com a Universidade Católica de Brasília, o evento também ofereceu consultoria jurídica nas áreas cível, trabalhista e de família. O atendimento foi realizado na pelo Núcleo de Praticas Jurídicas da UCB, com apoio do chefe da Assessoria Jurídica da Administração Regional de Arniqueira, Dr. Manoel Ninaut, e da Dra. Andrea de Lima, advogada da Assessoria de Planejamento da RA33.
Moradora do Areal, Rosa Maria (46) aproveitou o evento para realizar um exame de vista que identificou o início de uma alergia. Agora, ela seguirá com o acompanhamento oftalmológico na Clínica da Família. “O evento foi muito importante, pois trouxe serviços essenciais, principalmente na área da saúde”, comentou Rosa.
O Evento Mulher também contou com apresentações culturais e esportivas, feira de artesanato, capoeira, aulas de fit dance e atividades recreativas, proporcionando momentos de lazer e integração para toda a comunidade.