Notícia Aberta
Campanha Endereço Certo
COMPARTILHAR
A administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino, lançou na quinta-feira (21/11) a Campanha Endereço Certo, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). A iniciativa tem como objetivo a instalação, limpeza e revitalização de placas de endereçamento em toda a Região Administrativa de Arniqueira (RA33). Os serviços estão previstos para começar em janeiro de 2025 e fazem parte da política de melhorias de endereçamento promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em todas as regiões administrativas.
Segundo Telma, a instalação e revitalização das placas vão além de uma simples questão de localização: “As placas de endereçamento são mais do que sinalizadores. Elas contribuem para uma cidade mais organizada e segura, facilitando o trabalho de serviços essenciais, como ambulâncias e viaturas, e também para a fluidez do trânsito. Essa campanha é uma conquista importante para os moradores de Arniqueira”, destacou a administradora.
Além da instalação e revitalização das placas, a campanha também inclui uma votação popular para “batizar” ruas e avenidas que ainda não possuem nomes oficiais, tornando o processo mais participativo e próximo da comunidade.
Desafios do endereçamento em Arniqueira
Por ser uma região administrativa recente, oficializada em 2019, e ainda em processo de regularização fundiária, algumas ruas e avenidas de Arniqueira não possuem placas ou nomenclaturas oficiais. Isso dificulta a vida de milhares de moradores, além de impactar a atuação de serviços como Correios, entregadores e até mesmo órgãos de emergência.
De acordo com Jeferson Oliveira, diretor de Produção e Sinalização do DER-DF, o projeto também agrega valor estético à cidade:
“Uma cidade bem sinalizada não só facilita o deslocamento de seus moradores e visitantes, mas também contribui para a segurança e eficiência de serviços essenciais, como o SAMU e a polícia. Em Arniqueira, esse projeto ainda valoriza o embelezamento das vias, trazendo mais organização para a região”, afirmou.
Votação popular para escolha de nomes
A campanha inclui uma votação popular para definir os nomes de ruas e avenidas ainda sem registro oficial. Com base em um levantamento realizado pela Diretoria de Aprovação e Licenciamento da RA33, várias vias da cidade ainda não estão mapeadas no GeoPortal nem reconhecidas oficialmente pelos órgãos do GDF, o que prejudica a emissão de documentos para identificação de imóveis.
Para resolver essa lacuna, a administração regional propôs duas opções com sugestões de nomes para as vias:
1. Mapa 1: ilustra os nomes inspirados em estados da Federação, como Rua Sergipe, Rua Alagoas, Rua Amazonas, Avenida Minas Gerais e Avenida Piauí. Veja a sugestão clicando no link: MALHA VIÁRIA NOMES ESTADOS .
2. Mapa 2: ilustra os nomes baseados na fauna e flora do cerrado, como Rua Saruê, Rua Sagui, Rua Tamanduá e Avenida das Garças. Veja a sugestão com algumas ruas e avenidas clicando no link: MALHA VIÁRIA NOMES CERRADO:
PARA VOTAR:
Os moradores poderão votar entre os dias 22 e 30. Cada CPF terá direito a um voto, podendo optar por uma das duas propostas ou sugerir um novo nome. As sugestões de nomes só serão validadas caso recebam ao menos duas indicações.
A votação será limitada às ruas e avenidas que ainda não possuem nomes oficiais. Faça a sua votação utilizando os seguintes links: Para votar abra o link: https://forms.gle/DieELaFfRrkMff5i7
Sobre Arniqueira
Oficializada como região administrativa em 29 de setembro de 2019, após se desmembrar de Águas Claras, Arniqueira (RA33) é composta pelos bairros do Areal, Área de Desenvolvimento Econômico e Setor Habitacional Arniqueira (SHA). Com uma área de mais de 133 mil hectares e uma população estimada em 60 mil habitantes, a região tem idade média de 30,8 anos, sendo que 63% dos moradores nasceram no Distrito Federal, conforme a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2021.
Desde sua criação, o Governo do Distrito Federal (GDF) já investiu mais de R$ 120 milhões em melhorias na cidade, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida em Arniqueira. Atualmente, está em andamento a construção da primeira Escola de Ensino Fundamental e Médio de Arniqueira, que atenderá cerca de mil alunos nos turnos da manhã e tarde. Além disso, com o avanço do processo de regularização fundiária na região, o governo destinará cerca de R$ 200 milhões para a construção de galerias pluviais. Esse amplo projeto de infraestrutura também inclui a implantação de um trecho viário, conhecido como binário, na divisa entre Arniqueira e Águas Claras.