13/05/2025 às 10h44 - Atualizado em 14/05/2025 às 17h59

Campanha Endereço Certo

COMPARTILHAR

Nomes de ruas com toponímias da Fauna e Flora do Cerrado vence votação

João Carlos Bertolucci

Logo Campanha Endereço Certo (Criação: Ascom)


       Em votação popular, moradores de Arniqueira escolheram batizar ruas, travessas e avenidas sem nome com referências à natureza local, como Rua das Garças, Avenida Arara-Azul, Rua Lobo-Guará e Rua Flamboyant.

       A votação popular denominada Endereço Certo, lançada pela Administração Regional de Arniqueira entre os dias 14 e 30 de março, obteve expressiva participação dos moradores, com mais de 7 mil visualizações nas redes sociais (Instagram) da RA-33.

       

Algumas placas serão substituidas e outras revitalizadas (Foto: Ascom/JCBrtolucci)
      A iniciativa, proposta pela administradora regional Telma Rufino, teve como objetivo definir os nomes de algumas ruas, travessas e avenidas que ainda não constam na base de logradouros dos órgãos do Governo do Distrito Federal, tampouco no banco de dados dos Correios e Telégrafos, gerando diversos problemas de localização. Essa ausência de identificação dificulta o trabalho dos órgãos de segurança pública, dos socorristas em veículos de emergência — como o SAMU e o Corpo de Bombeiros Militar —, além de prejudicar a entrega de encomendas e o deslocamento de veículos de transporte por aplicativo.

      Telma destacou que a instalação e a revitalização das placas de endereçamento vão além de uma simples questão de localização. “As placas de endereçamento são mais do que sinalizadores. Elas contribuem para uma cidade mais organizada e segura, facilitando o trabalho de serviços essenciais, como ambulâncias e viaturas da Polícia Militar e dos Bombeiros, além de melhorar a fluidez do trânsito. Essa campanha é uma conquista importante para os moradores e comerciantes de Arniqueira”, afirmou.

      Ela também ressaltou que apenas as vias que ainda não possuíam toponímia foram incluídas na votação popular. Aquelas que já possuíam nomes, como Avenida Brasília, Avenida Águas Claras e Avenida Vereda da Cruz, mantiveram suas nomenclaturas originais.

Mapa vencedor, com nomes pertencentes à Flora e Fauna do Cerrado (Criação: Adm. Arniqueira)

Campanha Endereço Certo

       A Campanha Endereço Certo em Arniqueira está alinhada ao projeto do Governo do Distrito Federal (GDF), que determinou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) a renovação da sinalização vertical nas principais vias do DF.

       Estão sendo investidos R$ 32,3 milhões na substituição e manutenção da sinalização em todas as 35 Regiões Administrativas (RAs). A ação, coordenada pelo DER-DF em parceria com a empresa Sinales — responsável pela fabricação, mapeamento e instalação das placas —, incluiu Arniqueira no cronograma de execução, prevendo a realização do endereçamento completo da RA-33 nos próximos meses.

       A Campanha de Arniqueira disponibilizou duas propostas para escolha popular dos nomes das diversas vias ainda sem identificação. Uma delas sugeria nomes de Estados da Federação e, a outra, nomes da fauna e da flora do Cerrado. A maioria dos votantes optou pelo mapa que apresentava nomes de animais e espécies vegetais nativas da região.

Desafios do Endereçamento em Arniqueira

       Por ser uma Região Administrativa recente — oficializada em 2019 — e ainda em processo de regularização fundiária, muitas ruas e avenidas de Arniqueira ainda não possuem placas ou nomenclaturas oficiais. Essa ausência dificulta a vida de milhares de moradores e comerciantes, e impacta diretamente a atuação de serviços como os Correios, aplicativos de entrega e órgãos de emergência.

       De acordo com Jeferson Oliveira, diretor de Produção e Sinalização do DER-DF, o projeto também agrega valor estético à cidade:

      “Uma cidade bem sinalizada não só facilita o deslocamento de seus moradores e visitantes, como também contribui para a segurança e a eficiência de serviços essenciais, como o SAMU e a polícia. Em Arniqueira, esse projeto ainda valoriza o embelezamento das vias, trazendo mais organização para a região”, afirmou.

       O projeto teve início em 2024 e, até o momento, já resultou na instalação de mais de 15 mil placas, gerando aproximadamente 140 postos de trabalho diretos e indiretos. A previsão é de que, até o final de 2025, sejam fixadas cerca de outras 10 mil sinalizações.

       O processo com as novas nomenclaturas das vias,  segue agora para a Secretaria das Cidades, onde será elaborado um Decreto para oficializar a Campanha.


Veja os nomes das vias constantes no mapa escolhido por votação popular:

01 - Avenida Beija-Flor
02 - Rua Maritaca
03 - Rua Catitu
04 - Rua Flamboyant
05 - Rua Seriema
06 - Avenida Arniqueira (principal via de Arniqueira)
07 - Rua Sagui
08 - Rua Saruê
09 - Rua Lobo-Guará
10 - Rua das Palmeiras
11 - Avenida Suçuarana
12 - Rua Maritaca
13 - Rua Juriti
14 - Rua Lobélia
15 - Rua da Onça
16 - Avenida Arara-Azul
17 - Avenida Veredão
18 - Avenida Brasília (principal via da ADE)
19 - Rua Guati
20 - Rua João-de-Barro