Notícia Aberta
Modernização na iluminação pública de Arniqueira
COMPARTILHAR
Trabalho realizado pela CEB IPes iniciou em janeiro e seguirá em etapas ao longo do ano.
Administradora Regional, Telma Rufino, acompanha instalação das lâmpadas de LED em Arniqueira (Foto: Ascom/JCBertolucci)
A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes) deu início ao processo de modernização da iluminação pública em Arniqueira. Nesta primeira etapa do projeto, 956 luminárias de vapor de sódio serão substituídas por modernas luminárias de LED, que proporcionam maior eficiência energética, melhor iluminação e mais segurança para a população.
As quadras contempladas nesta fase são as QS 3 e 5 (pertencentes à RA de Taguatinga), além das QS 7, 10 e 11 e da Área de Desenvolvimento Econômico (ADE). Na segunda fase do projeto, outras 1.033 luminárias serão instaladas em toda a RA 33, ampliando ainda mais a cobertura da nova iluminação. A modernização será realizada de forma escalonada, com novas etapas previstas ao longo do ano.
A administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino, agradeceu nas redes sociais da RA pelo projeto realizado pelo GDF, por meio do governador Ibaneis Rocha. Telma ressaltou a importância da modernização da iluminação pública, especialmente por contemplar toda Arniqueira.
“Nós já vínhamos trabalhando com essa possibilidade há alguns anos. Arniqueira precisava desse novo sistema de iluminação pública. Espero que, em breve, possamos também receber a iluminação das nossas praças”, destacou Telma.
Conforme a CEB IPes, as luminárias apropriadas para as praças de Arniqueira já estão passando por análise de qualidade e, em breve, serão liberadas para instalação.
A substituição das luminárias tradicionais por LED já está em andamento em várias regiões do Distrito Federal, como Plano Piloto, Taguatinga, Ceilândia, Santa Maria, Gama e Planaltina. O projeto faz parte da iniciativa da CEB IPes para tornar a iluminação pública mais eficiente e sustentável em todo o DF.
“A modernização da iluminação pública é um passo fundamental para oferecer mais segurança e conforto à população, além de reduzir o consumo de energia e os custos com manutenção. Com a substituição das luminárias por LED, garantimos uma iluminação mais eficiente e durável, beneficiando toda a comunidade”, afirmou Mauro Landim, diretor de Modernização e Obras da CEB IPes.
A modernização da iluminação pública segue um cronograma estruturado para atender diferentes regiões do DF, garantindo mais qualidade de vida e segurança para os moradores. A expectativa é que, até o final de 2025, todo o DF – que possui o terceiro maior parque de iluminação pública do país – esteja com 100% das luminárias em LED.