28/03/2023 às 09h02 - Atualizado em 04/05/2023 às 08h00

Novas medidas de sergurança serão implementadas pela Polícia Militar do Distrito Federal

COMPARTILHAR

Após as mudanças das políticas de segurança pública no Distrito Federal ao longo de mais de uma década, a utilização  dos Postos Comunitários de Segurança – PCS, deixaram de ser parte das estratégias de policiamento, sendo o motorizado considerado mais rápido e eficiente. Conforme relatórios disponibilizados no último ano, a Polícia Militar do Distrito Federal vem atuando com um efetivo atual de aproximadamente 50% a menos do que o previsto em lei para atender a toda à população do DF.

Os PCS eram estruturados em alvenaria ou contêiner, podendo ser compactos ou médios, tendo espaço suficiente para abrigar uma pequena equipe de policiais e mobiliários para prestar atendimento à sociedade de maneira mais aproximada.

Com o intuito de reduzir os impactos ambientais em decorrência do descarte das sucatas originadas dos containers e entulhos, e diante da impossibilidade de uma futura reativação do posto, a Polícia Militar do Distrito Federal optou por ofertar a outros órgãos do GDF os postos em processo de desativação. A iniciativa despertou o interesse de muitas Administrações Regionais, das Secretarias de Saúde e de Educação para a implementação de projetos dos mais variados perfis.

A Administração de Arniqueira, por meio de sua Administradora Telma Rufino, manifestou interesse na reutilização dos PCSs desativados na cidade, uma vez que a reutilização possibilita maior alcance e assistência às famílias, como postos avançados da Administração Regional ou campanhas de vacinação, dentre outras.

 

“Quando é definido o fechamento de um Posto Comunitário de Segurança, a regra é que o equipamento seja removido ao depósito, ou quando isso não ocorre acaba tornando-se um ponto de usuários de drogas, vetores de doenças e até mesmo alvo de depredação. Já com essa medida de reutilização a Administração Regional de Arniqueira esta mais presente na comunidade e torna a comunicação, as ações e medidas mais humanizadas e efetivas no local estabelecido, uma vez que a distância entre a sede da Administração de Arniqueira que fica no SHA e os posto desativados são distantes e consideravelmente inacessíveis para muitos moradores que não possuem veículo”, afirma a Administradora Telma Rufino.

Segundo o Tenente-Coronel Sérgio Carrera, comandante do 17º Batalhão da PMDF, novas estratégias e programas em parceria com a sociedade civil e a Administração Regional serão desenvolvidos na região. Com base na filosofia do policiamento comunitário, a aproximação entre a polícia e o cidadão será intensificado, com a integração e atendimento de maneira mais acessível na Região Administrativa de Arniqueira, como por exemplo:

– Rondas ostensivas em viaturas e a cavalo

– Reforço de policiamento de unidades especializadas, como BOPE, BPChoque, ROTAM, BPCães e Batalhão de Aviação.

– Intensificação do Programa de Combate à Violência Doméstica e Familiar (PROVID).

– Implementação dos Programas “Rede de Comércio Protegido” e a “Rede de Vizinho Protegido”, com a criação de grupos de registro de ocorrências em tempo real, para vizinhos e comerciantes locais.

– Palestras de segurança condominial.

– Aulas de defesa pessoal.

– Proposta de implementação do Projeto Viva Flor/Botão do pânico para ocorrências domésticas e contra a mulher.

O GDF não para!