Notícia Aberta
Podcast aproxima alunos da gestão pública
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Em encontro com estudantes da Escola Carinha de Anjo, a administradora regional falou sobre a história, os desafios e o futuro de Arniqueira
João Carlos Bertolucci - chefe Ascom
Telma Rufino com os alunos protagonistas do Podcast "Cidadãos Conscientes" (Foto:Ascom - JCBertolucci)
Na terça-feira (24), a administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino, participou do podcast “Cidadãos Conscientes”, com os alunos do 3º ano da Escola Carinha de Anjo, em Arniqueira. A ação, realizada dentro do projeto pedagógico da escola, teve como objetivo aproximar as crianças da realidade da gestão pública, promovendo a cidadania e o entendimento sobre o funcionamento da cidade.
Durante o episódio, Telma respondeu de forma leve e educativa às perguntas sobre temas importantes da região. Sua participação buscou incentivar a consciência cidadã desde a infância.
A administradora iniciou o bate-papo agradecendo o convite e compartilhou um pouco de sua trajetória. “Cheguei aqui em 1996, era tudo mato”, disse, em tom nostálgico e com um leve pesar, ao lembrar que o crescimento desordenado da região foi justamente o que motivou sua luta pessoal por dias melhores para a comunidade, que à época carecia de qualquer perspectiva de desenvolvimento urbano.
“Com a reivindicação da população, o apoio da Câmara Legislativa e a sensibilidade do governador Ibaneis Rocha, Arniqueira foi oficialmente reconhecida como Região Administrativa pela Lei nº 6.391, em 1º de outubro de 2019”, completou.
Ao longo da conversa, os alunos fizeram perguntas curiosas e pertinentes. O aluno Henri Gabriel perguntou sobre os chamados “grileiros”, e a administradora explicou de forma didática.“Grileiros são pessoas que se apropriam de terrenos que não são delas, falsificam documentos para enganar outras pessoas e o Estado. Esse termo existe porque, antigamente, colocavam os papéis falsificados dentro de caixas com grilos, para envelhecer o papel e fazê-lo parecer legítimo. Por isso, hoje temos leis e muita fiscalização para proteger as famílias e garantir que tudo esteja dentro da legalidade.”
Alunos em ação no podcast com Telma (Foto:JCBertolucci)
Entre os temas abordados, estiveram também o direito de posse e o número de chácaras existentes na região. Telma explicou: “Essa área pertencia a fazendeiros goianos e foi desapropriada para a construção de Brasília. Em 1964, o governo militar, preocupado com a proteção ambiental, criou a Fundação Zoobotânica. Essa fundação elaborou e gerenciou um projeto, executado pela Terracap, que destinou terrenos de 20 mil metros quadrados para atividades produtivas, como a plantação de verduras e a criação de pequenos animais, como porcos e galinhas. Os ocupantes, chamados posseiros, tinham contratos de até 25 anos. Com o crescimento da população, os terrenos começaram a ser vendidos, e áreas do GDF também foram ocupadas, dando origem à comunidade. Por isso é tão importante fiscalizar esses terrenos e garantir segurança jurídica às famílias. Nossa administração tem atuado com firmeza para coibir práticas ilegais.”
Alunos se revesaram nos questionamentos (Foto: JCBertolucci)
A gestora também falou sobre desafios enfrentados pela cidade, como o descarte irregular de lixo em áreas verdes, que tem contribuído para alagamentos durante o período chuvoso. Ela aproveitou para pedir ajuda das crianças na conscientização das famílias: “Vocês também fazem parte da mudança!”, afirmou.
Olhando para o futuro, Telma anunciou a destinação de áreas para escolas, unidade hospitalar, quadras de esportes, creches, centro culturais, entre outros.. Além disso, afirmou que estão em andamento projetos de ampliação de praças, melhorias na iluminação pública e ações de preservação ambiental.
Ao final, reforçou aos alunos que a Administração Regional está sempre de portas abertas para receber críticas, elogios e sugestões, por meio da Ouvidoria do GDF, nos números 156 e 162, pelo site www.ouvidoria.df.gov.br, ou presencialmente, na sede da administração.
Encantada com o interesse das crianças em conhecer a região onde vivem, Telma manifestou o desejo de levar iniciativas como essa para outras escolas públicas de Arniqueira. Segundo ela, “essa interação desperta um sentimento de pertencimento e valor nos pequenos cidadãos, que são o futuro do nosso país.”