05/02/2025 às 18h31 - Atualizado em 05/02/2025 às 20h16

Secretário de Governo visita Arniqueira

COMPARTILHAR

Encontro discutiu ações emergenciais para o período de chuvas e obras importantes a serem implementadas em 2025.

Ascom - *Maria Luiza Dutra (sob supervisão)

Secretário de Governo, José Humberto, em reunião com a administradora Telma Rufino (Foto: Divulgação)

A administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino, recebeu, nesta terça-feira (03), na sede da Administração Regional, a visita do secretário de Estado de Governo, José Humberto Pires. O encontro foi solicitado pela administradora para alinhar algumas ações do governo em Arniqueira, previstas para os próximos meses.

Telma apresentou ao secretário um panorama das medidas emergenciais adotadas pela administração, em parceria com a Novacap e Departamento de Estrada e Rodagem (DER), para mitigar os danos causados pelas chuvas durante o mês de janeiro.

Entre os assuntos abordados, a administradora destacou a operação de desentupimento da rede de águas pluviais no SHA Conjunto 5/6, a recuperação do asfalto na região, a reconstrução da malha asfáltica na descida do Mirante, Vigorosa e Snoopy, além da continuação do recapeamento da Avenida Principal, que já soma mais de 3 km de extensão.

Atento às informações repassadas, o secretário de Governo explicou que o GDF dará início à substituição de toda a malha viária da EPNB, no sentido EPIA até o ParkShopping. José Humberto ressaltou que o asfalto será totalmente removido e substituído por concreto armado, como já foi feito na Estrutural e na EPIG.

“Estamos reestruturando o sistema viário em todo o Distrito Federal. A EPNB recebe um grande fluxo de veículos diariamente. Essa  substituição do asfalto por concreto fortalecerá a malha viária pelos próximos 25 anos”, destacou o secretário de Governo.

A reunião também abordou o macroprojeto de drenagem pluvial, previsto para começar no período da estiagem. Segundo o secretário, a Novacap será uma das responsáveis pela execução da obra, cujo orçamento já está incluído no empréstimo realizado pelo GDF, no valor de R$ 350 milhões.

Também foram discutidos o início da construção da nova sede da Administração e da Unidade Básica de Saúde (UBS). Conforme o secretário, todo o processo licitatório de grande porte deverá ocorrer em 2025, e as obras em Arniqueira terão prioridade. Ele destacou que tudo está dentro do planejado e que o governo está atento a essa agenda, pois, no próximo ano, haverá processo eleitoral, o que impedirá a realização de novas licitações.

A administradora regional fez um balanço de grande relevância sobre os temas tratados, destacando a importância da visita do secretário e a firmeza nas suas colocações. “É muito importante receber a visita de um secretário de governo, principalmente quando se trata de um encontro para discutir equipamentos públicos tão essenciais para a população”, afirmou Telma Rufino.

Entre outros temas discutidos, destacaram-se as operações do governo para o controle da população em situação de vulnerabilidade e, principalmente, a melhoria da iluminação pública em Arniqueira. José Humberto Pires explicou que o projeto Brasília Iluminada prevê a substituição de todas as lâmpadas de vapor de sódio por LED até 2025 e que, em Arniqueira, a CEB IPes já iniciou a troca de quase 2 mil lâmpadas, no decorrer do ano.